Uma pesquisa do Capgemini Research Institute, empresa francesa de serviços de consultoria, que consultou 11 mil pessoas de 11 países reforça uma tendência que vem sendo verificada desde o começo do ano com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, modificando o comportamento dos usuários sobre os automóveis, receosos dos riscos existentes nos transportes públicos lotados. Muitos consumidores vem considerando a possibilidade de comprar um veículo próprio.
A pesquisa “Covid-19 e o consumidor automotivo: como as organizações automotivas podem engajar os clientes e reacender a demanda?”demonstra que hoje o consumidor coloca a saúde e a segurança como pilares dessa mudança de comportamento.
Consumidores com menos de 35 anos compõem o maior segmento que considera comprar um veículo zero quilômetro em 2020. Vejam alguns dados levantados pela pesquisa:
- 75% das pessoas que planejam comprar um carro em 2020 querem ter mais controle sobre a higiene.
- 46% dos entrevistados querem diminuir as visitas às concessionárias e usar principalmente canais online para pesquisa e compra.
- 44% afirmam que utilizarão mais o próprio automóvel e menos o transporte público.
- 66% dos compradores em potencial fazem questão de dispositivos relacionados à saúde e ao bem-estar, como aparelho de ar-condicionado com filtros germinativos, por exemplo.
- 45% das pessoas abaixo de 35 anos de idade usarão menos os aplicativos de carona devido a problemas de saúde e segurança.