Marca Jetta (FAW/VW) faz sucesso em Chengdu com “similares” ao T-Cross e Tiguan

O Grupo Volkswagen aposta cada vez mais no mercado chinês e principalmente de sua parceria com a aliada local, a FAW, que juntos criaram uma marca de menor custo somente para o gigante asiático. Seus novos modelos estão se destacando no Salão do Automóvel de Chengdu, que acontece de 24 de julho a 2 de agosto. Considerado um dos quatro mais importantes mercados automotivos da China, o Chengdu Motor Show reúne mais de 1500 carros de 120 marcas diferentes.

O sucesso da marca VW, em parte por causa da parceria com aliada local FAW, que juntos desenvolvem a marca de baixo custo Jetta, conta inclusive com o brasileiro Rodrigo Mantovani, como diretor de Vendas para o Norte da China da Volkswagen. Ele aparece na foto acima, ao lado de um Jetta VS7.

A Jetta surgiu devido ao sucesso do sedã homônimo vendido pela Volkswagen na China. Por lá, ainda se tratava da antiga geração do derivado do Golf, com seu projeto mais datado. A empresa alemã aproveitou o bom nome do modelo e criou uma marca em parceria com a aliada local FAW, que produz o sedã VA3 (até então vendido como Jetta) e os SUVs VS5 e VS7 em Chengdu.

Os modelos VS5 e VS7 derivam de projetos já existentes no Grupo Volkswagen. O primeiro é uma variação do Seat Ateca (ou do Skoda Kodiaq), que são equivalentes de submarcas europeias para o nosso Volkswagen T-Cross. É preciso lembrar que a VW também vende seu T-Cross na China. Já o VS7 é uma versão rebatizada do Seat Tarraco/Skoda Kodiaq — equivalentes ao nosso Tiguan Allspace.