Pandemia traz de volta antiga tendência de fazer turismo viajando de carro: a Road Trip

A pandemia do novo coronavírus vem provocando uma série de mudanças de comportamento e perspectiva de vida. O carro, por exemplo, deve ser a nova tendência do mundo pós pandemia, trazendo de volta o glamour e a intimidade característica desta antiga forma de se viajar, que em inglês se denomina de Road Trip. A previsão é da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav).

O  motivo é quase óbvio para os tempos de hoje, pois as viagens de carro garantem o distanciamento social, o risco de aglomerações em locais públicos, evitando assim o contágio tanto do novo como dos outros vírus em circulação na sociedade.

A tendência de viagens de carro é garantida com as vantagens deste tipo de locomoção. É que de carro os novos destinos serão explorados de forma bem mais intimista, personalizada, e aguçada para se valorizar as belezas naturais do percuso, atendendo ao gosto dos diversos tipos de viajantes.

Claro que esta nova moda tem limites de alcance e a associação estima que seja aplicado mais em viagens de 500km a 1000km. A ABAV não descarta, entretanto,  os mais aventureiros, para adotar viagens como a de percorrer as praias de todo o Brasil,  por exemplo.

Mas a associação adverte, que neste tipo de viagem, é preciso planejamento da rota, dos gastos e de todos os recursos que precisará para seguir viagem, inclusive o carro ideal para o tipo de aventura que pretende, se on road, se off road.

Confira as dicas para realizar uma road trip:

1. Combustível

Sempre tenha em mente que o carro deve estar abastecido, principalmente porque imprevistos podem ocorrer.

2. Alimentação

Viajar de carro, ainda mais após uma pandemia, deve ter muita cautela. Evite muitas paradas e alimentos de procedência desconhecida. Leve água de sobra e lanchinhos leves.

3. Mapa, bússola, carregador portátil e chip adicional

Mapas podem ajudar caso o celular ou as placas de identificação da estrada falhem. Ter um kit de sobrevivência nunca é demais e isso inclui a tecnologia. Aproveite para levar um carregador portátil para o celular e um chip adicional, caso o DDD seja diferente.