A Volkswagen é uma marca de origem alemã que tomou o mundo e continua sendo uma das fabricantes que mais vende carro em todos os continentes. No final do ano passado, a VW anunciou seus planos internacionais para todo o mundo, afirmando que irá lançará nada menos que 34 carros mundialmente em 2020. Deste número, 12 serão SUVs e oito serão eletrificados (elétricos ou híbridos). A novidade vem como parte de um grande investimento da montadora em tecnologia e carros elétricos. O número de eletrificados conta os dois primeiros carros da linha ID (100% elétrica) da fabricante, o compacto recém-apresentado ID.3, que inicia suas vendas em 2020, e o SUV ID Next – que deverá se tornar ID.4 quando se tornar um carro de produção. Enquanto o compacto só será comercializado na Europa, espera-se que o SUV também vá aos Estados Unidos.
A marca também terá veículos híbridos com unidade motriz composta por motor a combustão 1.4 TSI. Um destes carros será o Golf GTE. “Vamos deixar híbrido o nosso portfólio, desde o Golf, passando pelo Tiguan e até o Touareg”, disse o diretor de operações Volkswagen, Ralf Brandstaetter, que celebrou uma economia de 2,6 bilhões de euros (aproximadamente R$ 11,7 bi) planejada pela montadora até 2020. Até 2024 a Volkswagen pretende investir 19 bilhões de euros (R$ 85,9 bi), com 11 bilhões (R$ 49,7 bi) de euros sendo direcionados a veículos elétricos.
Uma coisa é certa, o hatchback compacto ID3 movido a bateria estará à venda na Europa no próximo verão, seguido logo em seguida pelo ID Next, o primeiro SUV elétrico da marca, informou a VW em comunicado . O ID Next deve ser marcado como o ID4 nos EUA.
A VW enfrenta pesados investimentos em tecnologias mais limpas e autônomas e aumentou a participação nas vendas de SUVs com margens mais altas para ajudar a financiar uma mudança de toda a indústria em direção a veículos de baixa emissão.
A marca principal da VW ganhou participação de mercado em 2019 e aumentou substancialmente seu lucro operacional , afirmou Ralf Brandstaetter, diretor de operações da marca , em um evento de imprensa na Alemanha. A marca está a caminho de registrar um lucro operacional recorde este ano, disse ele.
A marca aumentou sua participação nos SUVs vendidos para 42% nos EUA e 37% na Europa, disse ele.
Das economias de custo previstas de 3 bilhões de euros até 2020, 2,6 bilhões de euros foram realizadas no final de 2019, disse Brandstaetter.
“Com base nisso, podemos garantir a lucratividade para que possamos investir sistematicamente na eletrificação e digitalização de nossos produtos”, disse ele, referindo-se aos cortes de custos e ao aumento da participação de SUVs.
Incluindo gastos de capital e custos de desenvolvimento capitalizados, a marca investirá 11 bilhões de euros em veículos elétricos e outros 8 bilhões em hibridização e digitalização nos próximos cinco anos.
A UE determinou uma redução nas emissões da frota de CO2 para uma média da frota de 95 gramas por quilômetro em 2021, abaixo dos 120,4 g / km do ano passado, com multas acentuadas se as montadoras não cumprirem seus objetivos individuais.
O limite de CO2 será introduzido em fases a partir do próximo ano, quando os 5% dos veículos com maiores emissões de uma montadora ainda puderem ser retirados do cálculo.
Como veículos com emissões abaixo de 50 g / km, como o Passat GTE, podem ser contados duas vezes no sistema de supercrédito em 2020, a marca também estará ampliando sua gama híbrida de plug-in.
“Vamos hibridar nosso portfólio desde o Golf até o Tiguan até o Touareg”, disse Brandstaetter.
A VW não especificou os nomes de todos os 34 novos modelos da marca VW a serem lançados no próximo ano, nem em quais mercados eles serão vendidos. O comunicado da empresa disse que os lançamentos incluem 12 SUVs e oito veículos elétricos ou híbridos.
Os novos modelos de motores de combustão da marca incluem o Atlas Cross Sport SUV Coupe, além de várias placas de identificação Golf, incluindo o GTD, Golf R, o vagão Variant Alltrack e a última geração do Golf GTI.
“Naturalmente também haverá outros produtos emocionais, como o T-Roc Cabrio, o Arteon Shooting Brake e o Tiguan R”, disse Brandstaetter.
Com a ajuda deles, a marca VW pretende atingir um lucro operacional de 4% a 5% em 2020, disse ele.